EDUCAR NA FÉ

VALE A PENA VIVER NESTE MUNDO, CRER QUE ELE PODE SER MELHOR, POIS,HÁ
CRIANÇAS VIVENDO NELE!!!!


sábado, 16 de Julho de 2011

PROJETO - POESIA E ALFABETIZAÇÃO


PROJETO
A POESIA NA ALFABETIZAÇÃO

C. M. DR. SEBASTIÃO FLORÊNCIO DE ATHAYDE
1ª SÉRIE A


Profª
Sonia Leme
2011


Poesia é brincar com palavras

como se brinca com bola, papagaio, pião.

Só que bola, papagaio, pião

de tanto brincar se gastam.

As palavras não:

quanto mais se brinca

com elas

mais novas ficam.

                                 Como a água do rio

que é água sempre nova.
Como cada dia

que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia?

José Paulo Paes





















Reflita!!!
"O estudo da gramática não faz poetas. O estudo da harmonia não faz compositores. O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas. O estudo das "ciências da educação" não faz educadores. Educadores não podem ser produzidos. Educadores nascem."
Rubem Alves







A POESIA NA VIDA E NA ALFABETIZAÇÃO DOS PEQUENOS.



JUSTIFICATIVA

A poesia para crianças é o brincar que elas tanto gostam, só que com as palavras. Palavras que, combinadas, inventam novos sentidos e constroem sons, ritmos e imagens diferentes. A criança está sempre em busca de experiências e a poesia é uma forma nova de descobrir a vida, explorando o mundo fascinante dos sons e das  idéias .  A criança inicia sua vida ouvindo cantigas de ninar. Depois passa a falar parlendas, como, por exemplo, "um, dois, feijão com arroz" e trava-línguas, como "o rato roeu a roupa do rei de Roma". Mais tarde, vêm as cantigas de roda. Os poemas são uma extensão de todas essas brincadeiras infantis. Em geral, ler livros de poesia não faz parte do cotidiano do adulto. Porém, no contato com crianças, essa pode ser uma ótima oportunidade para embarcar na experiência do ritmo, do som, da melodia e das idéias, tão inerentes aos poemas. A linguagem da poesia trabalha a sensibilidade da criança, desenvolvendo sua relação com a leitura e a escrita.  É importante ler poemas de maneira a revelar o ritmo e os sons das palavras. Essa também é uma forma de auxiliar as crianças no desenvolvimento da fala e já preparar os pequenos para a alfabetização. Poesia para crianças ou adultos é dizer tudo de uma maneira diferente, fazendo com que o falar de cada dia seja inovador. Os poemas descrevem de maneira divertida as brincadeiras e sentimentos.

Sensibilidade e alfabetização

Isso porque a relação com as palavras, se iniciada desde cedo, torna o processo de leitura algo já conhecido pelas crianças e insere o pequeno leitor no fascinante mundo da literatura. "O poeta e a criança encontram-se através da poesia. Sela-se uma relação entre a linguagem infantil e a linguagem poética. Criança gosta de poesia, mas precisam do incentivo dos pais, irmãos mais velhos e dos educadores".



OBJETIVO GERAL

 Esse trabalho tem por objetivo destacar a importância da vivência poética para a criança, bem como a importância da leitura de poemas na escola.

Palavras chave: poesia; infância; imaginário.



Proporcionar ao  aluno , de maneira que ele aprenda e tenha prazer em aprender, recitando ou cantando letras ou poesias, já que o  universo infantil têm muitos pontos em comum, especialmente a grande carga afetiva, as imagens, a fantasia e a sensibilidade. A linguagem poética faz parte naturalmente da linguagem da criança que se comunica com o mundo de maneira informal e lúdica. "A leitura de poemas tem um poder encantatório, acalma e desperta a sensibilidade dos pequenos. Eu já fiz crianças dormirem por meio de poemas. Ler poemas em voz alta por várias vezes acaba virando música".Ritmo, som, melodia, idéias...

OBJETIVO ESPECÍFICO

A criança deverá aprender a ler, interpretar, reconhecer , identificar decodificando sua escrita e sua leitura.

PÚBLICO ALVO

Crianças de 5 a 8 anos em fase de alfabetização

DESENVOLVIMENTO

·           Realizar leituras  junto  com as  criança , utilizando a linguagem poética apresentando os livros        e ilustrações;

·           Acesso à biblioteca e cantinho de leitura;

·          Utilizar poesias conhecidas pelas crianças;

·           Interpretar as poesias  oralmente, lançando perguntas e aguçando a curiosidade;

·          Realizar atividades voltada  à grade curricular, além das extracurriculares como teatro de fantoches, confecção de livrinhos, dramatizações, danças, jograis.

OPINIÃO

-  A palavra, a simples palavra do dia-a-dia, transmuta-se, transforma-se  em sentidos novos, em metáforas sutilmente bem contornadas no contexto poético da sua obra, elevando-a a uma categoria estética realmente surpreendente.



CONTEÚDO

Nas prateleiras de livros infantis existe uma infinidade de títulos que têm excelente qualidade literária. Um livro que está se tornando um clássico é o Poesia para Brincar, de José Paulo Paes, da editora Ática. O autor inicia o livro convidando o leitor a brincar com poemas cheios de rimas e humor como: "Aqui jaz um leão/Chamado Augusto/Deu um urro tão forte que morreu de susto".

Temos Autores Mestres da  literatura Infantil e em poesias  que podem nos ajudar como, Vinicius de Moraes, Cora Coralina, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Oswald de Andrade, Cecília Meireles, Monteiro Lobato,  produção poética de Roseana Murray, poetisa contemporânea com vários livros de poesia para crianças.  entre outros.

Em seguida do trabalho poético, podemos introduzir a música , onde trabalhamos as letras cantadas. Músicas que sejam conhecidas e interessantes, mesmo porque as poesias viram músicas, Vinícius de Moraes fazia muito isso, hoje Palavra Cantada também trabalha a poesia cantada.

UM EXEMPLO:

ORA BOLAS – Palavra Cantada

Oi, oi, oi... olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino
Quem é esse menino! Esse menino é meu vizinho!
Onde ele mora! Mora lá naquela casa!
Onde está a casa! A casa tá na rua!
Onde está a rua! Tá dentro da cidade!
Onde está a cidade! Do lado da floresta!
Onde é a floresta! A floresta é no Brasil!
Onde está o Brasil,ta na América do Sul continente americano cercado de oceano das
terras mais distantes de todo o planeta
E como é o planeta!O planeta é uma bola que rebola lá no céu...

Nessa letra poética podemos trabalhar :

PORTUGUÊS 

·         Leitura

·         Escrita

·         Gramática

·         Ortografia

·         Rimas

·         Aliteração

·         Síntese

·         Segmentação

·         Manipulação

·         Fonemas

·         Grafemas

GEOGRAFIA/HISTÓRIA

·         Mundo

·         Planeta

·         Terra

·         País

·         Continentes

·         Oceanos

·         Clima

·         Floresta

·         Cidade

·         Rua

·         Moradias

MATEMÁTICA

·         Formas Geométricas

·         Quantidades

·         Numerais

·         Relação

·         Coordenação

·         Identificação

·         Lateralidade

·         Espaço

·         Antecessor

·         Sucessor

CIÊNCIAS

·         Ambiente

·         Elementos da Natureza

·         Habitat

·         Seres vivos e não vivos

·         Vida animal

·         Ser Humano

·         Conhecendo o espaço

         ARTES 

·         Cores primárias

·         Cores secundárias

·         Cores Frias e quentes

·         Desenho livre

·         Dramatização

·         Vídeos e músicas



DURAÇÃO DO PROJETO

O projeto se desenvolverá durante todo ano , sendo utilizado e introduzido juntamente com o decorrer do conteúdo de cada bimestre, intervindo e interagindo juntamente com outras disciplinas.

CULMINÂNCIA 

Apresentação dos trabalhos, livros, recitais, etc...

REFERENCIAL  



Subsídios para trabalhar com
 poesia em sala de aula



www.crmariocovas.sp.gov.br/lei_a.php?

 


www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?..

www.scribd.com/doc/...Alfabetizacao

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.
- Revista Nova Escola – Setembro 2006.



      Reflexão!!!

"O estudo da gramática não faz poetas. O estudo da harmonia não faz compositores. O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas. O estudo das "ciências da educação" não faz educadores. Educadores não podem ser produzidos. Educadores nascem."

Rubem Alves




1 comentário:

  1. ACHEI LINDO ESSE PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO COM POEMAS...PARABÉNS

    ResponderEliminar